segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Há crises que vêm para o bem

Olha como uma crise de mercado pode ser boa para colocar algumas coisas nos seus devidos lugares:

Imagem: Caminho de casa

yamaha Factor 125 sendo vendida a preço de moto chinesa... preço de moto chinesa de três anos atrás, janeiro de 2012!


Reportagem: http://carros.uol.com.br/motos/noticias/redacao/2012/01/05/dafra-traz-riva-150-por-r-4990-para-encarar-street-das-grandes.htm

E a comparação nem é justa com a moto chinesa, porque a chinesinha é completa com freio hidráulico a disco e rodas de liga leve, enquanto a yamaha é a velha carroça de sempre com freio a tambor e rodas raiadas. 

O dólar hoje está cotado a 2,59 reais, mas estava na casa dos 2,70 na época em que a campanha do outdoor foi lançada.

Mas em janeiro de 2012, o dólar estava na casa dos então assombrosos 1,85 reais.

No final de 2011, a Factor mais barata que você encontrava era a versão K por 5 769 reais. Aí em 2012 lançaram a versão pé de boi ainda mais básica K1 com redução de preços.

Então se o modelo basicuzão K1 existisse naquele início de ano e custasse digamos uns 5 200 reais, e fosse para atualizar o preço pelo dólar com base naquele mês, a moto hoje deveria estar custando algo na casa dos 7 280 reais...


Se fosse atualizada somente pela inflação nacional nesse período, 17,95% (HAHAHAHAHA... piada de mau gosto), hoje ela deveria estar custando 6 200 reais...

É, amigo, se a contabilidade deles se baseasse em custos reais, essa moto não poderia estar sendo vendida nesse "precinho camarada" de 4 990 reais...

RACIOCÍNIO FALSO!

Aí é o ponto em que eu queria chegar:

A verdade é que hoje essa moto está custando um valor mais próximo do seu real valor de mercado.

O mercado brasileiro de vendas de motos tem sido muito ruim nestes últimos dois anos. Esse último ano então, a coisa fedeu.


Reportagens:
http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2014/07/venda-de-motos-tem-pior-1-semestre-em-8-anos-diz-fenabrave.html
http://economia.ig.com.br/empresas/industria/2014-10-07/venda-de-motos-se-recupera-em-setembro-mas-segue-em-queda-em-2014.html

E quando não se vende um produto e você tem uma folha de pagamentos e despesas para cumprir, o dinheiro tem que aparecer de algum lugar, então o fabricante corta a gordura dos preços, diminui sua margem de lucro, e passa a cobrar um valor que permita cobrir os custos, sua folha de pagamentos e ainda ter lucro, que ninguém é tatu.

Acredite, a yamaha não está tendo prejuízo vendendo a moto por esse preço. 

Sabe por quanto ela vende HOJE a versão da YBR fabricada aqui no Brasil e exportada para nossa vizinha Colômbia?


 Imagem: http://www.incolmotos-yamaha.com.co/site/Productos/UrbanasTrabajoyDeportivas/Libero125/tabid/1840/Default.aspx


Sabe quanto são 3 400 000 pesos colombianos, impostos inclusos, em reais brasileiros no dia de hoje?

Cálculo: http://br.investing.com/currencies/cop-brl-scoreboard 

3 740 reais. Mais desconto de 3% com cartão deles.

E não é a nossa versão carroça K1, essa colombiana aí tem freio a disco e partida elétrica. No Brasil, essa versão custa quase o dobro disso.

Ou seja, ainda dá para abaixar os preços aqui no Brasil um pouco bem mais.

Esse raciocínio foi feito em cima da yamaha, mas é válido para qualquer fabricante.

Imagem: http://motos.honda.com.co/cb125e/5.html

3 490 000 pesos colombianos, 3 839 reais.

E não é uma Fan pé de vaca não.

"Ah, mas são as versões antigas..."

E por acaso o preço das nossas versões antigas era muito diferente dos preços das versões novas? 

Basicamente, só acrescentaram mais abas de plástico e um ou outro painel eletrônico que custa menos do que os painéis antigos para eles (e bem mais para nós). O resto é a mesma coisa.

Quem sabe um dia nossos preços de motos estarão perto desses patamares de primeiro mundo latino americano.

Tá vendo como uma crise às vezes pode ser boa para os consumidores enxergarem melhor as coisas?

É a lei da oferta e procura: 

Se as motos estão caras, você não compra — o feirante concessionário e o produtor acabam abaixando o preço, porque não têm saída.

Ou fazem isso, ou engolem as motos.

O que o consumidor não pode fazer é esquecer do preço baixo e ser tapeado por aquelas promoções de mensalidade/consórcio de 72 meses "baratinho" a 110 reais por mês.

72 meses x 110 reais = 7 920 reais 

Consórcio é igual a preço à vista mais taxa de administração na casa de 10 a 15%.

7 920 / 4 990 = taxa de administração de 58,7%... isso é mais que juro bancário de país decente, é roubo, porque mensalidade de consórcio é reajustada em função do preço da moto a cada mês.

Um abraço,

Jeff

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