quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Burros tapados ou burros safados?

Esta semana um amigo meu foi até uma concessionária de motocicletas de uma marca famosa e perguntou para o chefe de oficina qual era o procedimento de troca de óleo.

Procedimento explicado tintim por tintim, e confirmado que após a colocação do óleo, não era conferido novamente o nível, rebateu:

— Por que vocês não fazem o procedimento que está especificado no Manual do Proprietário, que manda ligar o motor e verificar novamente o nível e complementar o que está faltando?

— Não precisa, colocou a quantidade, já está no nível certo.

— Não é o que diz o Manual do Proprietário, não é o que diz o Manual de Serviços, não é o que diz o treinamento da fábrica e não é o que a gente verifica na prática.

— Onde que fala que vai mais óleo? 

— Nos dois manuais, de proprietário e de serviços, e no treinamento da fábrica. Você não lê os manuais do seu produto? Você não aprendeu isso no treinamento na fábrica?

— E por acaso você leu?

— Li tudo. E posso provar o que estou te dizendo, é só ir até qualquer uma dessas motos que você está trocando o óleo que eu te mostro o que acontece.

— Olha, eu não tenho tempo pra ficar lendo manual e nem pra perder contigo.


Virou as costas e foi embora.

Aí esse amigo meu foi sair da concessionária, mas errou o caminho e foi parar na área de vendas. Sabe, é muito distraído esse meu amigo. 

Lá ele perguntou ao responsável pela área de vendas da concessionária de motocicletas da marca famosa como era possível que as motos saíssem de lá com óleo abaixo do mínimo recomendado pelo fabricante, conforme denunciado num blog da internet.

O cara de vendas se saiu bem melhor, demonstrando conhecer o procedimento que não é executado por quem deveria, mas depois de argumentações e contra-argumentações, o cara perdeu a paciência e manteve o seguinte diálogo que vou reproduzir ao pé da letra para que o leitor sinta o drama (peço desculpas pelo linguajar, mas é importante citar as palavras exatamente como foram ditas):

— Você não devia estar preocupado com a quantidade de óleo que vai no motor, isso não dá problema, ninguém tem problema com isso. Você que é tão detalhista, devia era estar preocupado em pilotar uma merda chinesa dessas [meu amigo tem duas motos chinesas, e está muito feliz com elas, e uma delas estava estacionada no pátio da concessionária de marca famosa]. Porque essas merdas chinesas, você desculpe, são proibidas de exportar para Estados Unidos e Europa. Essas merdas chinesas se desmancham sozinhas, e você anda nela. Você devia estar preocupado é com isso, e não com a quantidade de óleo que vai no motor das nossas motos. Por que que você se preocupa com isso?

Ao que meu amigo, se contendo para não vingar a dignidade ofendida de suas amadas, respondeu:

— A moto que eu piloto é problema meu. Se ela se desmanchar e eu cair com ela, é problema meu, minha vida é problema meu, ninguém tem nada a ver com isso. 

Você me pergunta porque eu me preocupo com a quantidade de óleo? 


Me admira muito é ver vocês, que têm a obrigação de entregar as motos em perfeitas condições para os clientes, conforme determinado pela fábrica, não se preocuparem com isso. 


Sabe por que eu me preocupo? 


Você nunca viu alguém ser moído no asfalto por um caminhão porque a moto travou o motor no meio da rodovia, viu? 


É por isso que eu me preocupo, e é com isso que vocês deviam se preocupar. Porque esse é um problema de vocês, e não meu. 


Eu faço a minha parte alertando as pessoas. E vocês?


Nada como um choque de realidade para fazer alguém descer dos tamancos.


*****

Então esses fatos me deixaram pensando:

As pessoas ficaram burras?

As pessoas têm vergonha de raciocinar?

Têm prazer, se orgulham em agir como imbecis?

E não falo somente das pessoas com quem falei.

Falo também dos empresários fabricantes e concessionários.


Os caras gastam milhões para montar uma loja e oficina bem equipadas... e não conferem nas mãos de quem eles estão colocando essas instalações?

Não verificam a qualidade dos serviços que esses funcionários prestam ao público?

Colocam a imagem da empresa sob a responsabilidade de pessoas que não são capazes de dialogar, conversar, trocar ideias, constatar fatos, resolver problemas?

E as empresas fabricantes, então? 

Não fiscalizam o trabalho de seus concessionários? 

Ou não se interessam em fiscalizar porque assim se ganha mais dinheiro com mais peças de reposição vendidas precocemente?

Fica a pergunta: 

Por que os fabricantes e empresários estão deixando idiotas colocarem a vida de usuários em risco ao não executarem o que é determinado pelas fábricas? 

Será porque estão lucrando com as vendas de peças? 

Estão todos na mesma canoa furada?

Isso não seria digno, senhores. 

É importante que nós proprietários denunciemos, cobremos dos concessionários e fabricantes essa resposta.

Estes fatos são coisas que permaneceriam ocultas do conhecimento público porque ninguém imagina que o problema exista — mas ele existe e qualquer um pode constatar, basta fazer o que o manual do proprietário manda fazer. 

Quem seguir as instruções do manual vai constatar que as motos são entregues das revisões apenas com o mínimo de óleo, e não com o nível recomendado pelo fabricante; se alguém sair da concessionária e fizer uma viagem, correrá grande risco de ficar na estrada ou danificar seriamente o motor.
Nível baixo de óleo coloca a vida dos usuários em risco.

Entregar a moto com o nível de óleo na marca superior, que é o correto, é responsabilidade das concessionárias, e elas não estão fazendo isso. 

Os dinossauros corporativos precisam começar a ouvir de seus clientes: "Olha, as coisas não estão como deveriam estar — vocês não estão prestando o serviço de manutenção que nós contratamos ao vender a moto, e isso está expondo os proprietários a riscos e graves prejuízos". 

Fabricantes, concessionários:

Saiam dessa situação por si mesmos...

Não é todo dia que aparece um cara dizendo, "Olha, vocês têm um problema grave e é fácil de resolver". 

O que este blog está dando é consultoria grátis, para proprietários e para fabricantes e concessionários. 

Resolvam essa situação logo, porque há vidas em jogo. 

Quanto mais tempo passar e mais pessoas ficarem inteiradas dessa situação vexaminosa não ter sido resolvida, mais feio ficará para os responsáveis.

Admitam que estão falhando e não falhem mais.


O objetivo desta denúncia é evitar que pessoas morram — mas acho que esse quixotismo é inacreditável nos dias de hoje, em que a regra é apenas vender...

Mas essa é minha lei, é minha questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário