segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Dúvidas sobre a Kansas 150

Respondendo ao leitor Carlos Estevam:

(...)
Eu nunca tive uma moto e estou tirando a CNH agora, nos próximos meses.

Perguntas sobre pilotagem e características:

* A Kansas é mais confortável pra quem vai na garupa, comparando com as esportivas? Por quê?

Garupas reclamam muito do banco original da Kansas porque ele é muito estreito. Ainda assim, é alguma coisa comparado com motos esportivas, que não são feitas para levar garupa. Colocam aquela espuminha só para uma rapidinha. Carona rapidinha.

Em compensação, uma viagem em uma esportiva será bem mais rápida... 

Sobre pilotagem com garupa, não deixe de ler as postagens sobre o assunto, como a série Pilotagem com garupa (partes 1, 2 e 3) e esta outra aqui.

* O fato de ser um pouco mais larga que, por exemplo, uma Fazer 150 torna a passagem entre corredores mais arriscada? E o guidão mais ondulado, interfere nas manobras?

Corredor é sempre arriscado e só existe com o trânsito parado. O guidão mais largo dificulta sim.

* Por ser carburada, andar na chuva ou quando há mudanças de temperatura e pressão muito rápidas torna mais difícil a ação da aceleração ou o afogamento acontece de maneira mais fácil?

O que você quer dizer com "afogamento"?

Diz-se que um motor está afogado quando há excesso de gasolina na câmara de combustão, umedecendo a vela e dificultando a geração de faíscas. Isso não tem relação com dias de chuva.

É um problema que ocorre apenas durante a partida do motor. Uma moto bem regulada se adapta a mudanças de pressão e temperatura e mantém a proporção correta de ar e combustível, sem problemas.

Muitas motos apagam durante dias de chuva, mas não é por afogamento com gasolina, mas por umedecimento do cachimbo da vela (perda da faísca) ou entrada de água através do respiro do carburador.


*O assento do carona não é muito pequeno? A Sissy bar permite que a pessoa possa realmente apoiar as costas, mesmo durante acelerações rápidas, sem que isso interfira no equilíbrio da moto pro motorista ou pro passageiro mesmo ou pra estrutura metálica que sustenta a sissy bar - ou melhor: é necessário ao garupa segurar nas laterais durante as acelerações ou só apoiar as costas na sissy bar é suficiente?

Sim, ele é. Mas há bancos não originais que resolvem bem esse problema.

Sobre a sissy bar, ela realmente dá apoio para o garupa, mas alguns proprietários de modelos 2008-2009 tiveram trincas no quadro na área de fixação. Parece que reforçaram a partir do modelo 2010 em diante.

Uma Kansas não oferece acelerações rápidas a ponto de desequilibrar a garupa. É uma moto pacata. Mesmo que você acelere intensamente, a garupa conseguirá se equilibrar sem dificuldade, ainda mais com sissy bar. 

Jezebel: guidãozão, velocímetro digital, banco espumado, sissy bar, 
amortecedores de Strada, comando avançado, pedaleira extra e alforges traseiro e tipo envelope, mais o pó da estrada
* Os alforges laterais atrapalham a posição das pernas da pessoa que vá na garupa?

Depende do modelo do alforge. Os meus do tipo envelope nunca atrapalharam. O tipo botinha é reto, talvez aquela quina incomode um pouco, mas nunca vi nenhuma garupa reclamar disso.

Uma coisa que Jezebel tem por iniciativa de seu primeiro proprietário, o Lobo, é um par extra de pedaleiras para que a garupa possa viajar com as pernas mais esticadas.

Isso também ajuda muito quando viajo sozinho, poder alternar a posição dos pés para uma posição mais recuada melhora a circulação do sangue.

* Quantos quilos é possível carregar no bagageiro da sissy bar mais os dois alforges?

Nas viagens que fiz com esses dois tipos de alforges, carreguei cerca de 20 kg distribuído entre os três. Roupas, jaqueta, ferramentas, etc., somando tudo, dá mais ou menos isso. 

Nenhum deles carrega um capacete, não cabe.

* Onde encontro informações sobre o quê mudou entre as versões 2009 -2013/2014/2015?

Visite o fórum da kansas http://dafra.forumais.com/

Mas basicamente só mudaram as rodas, o reforço do quadro e o escape preto, que passou a ter catalisador; o resto está igual,  inclusive a elétrica continua tão ruim quanto, tanto que a nova moto do Edi deu problema também, lembrou o Vinícius.


O chicote de fiação da Kansas original chinês era triste para dar curto e romper a fiação mesmo nas motos recém saídas da concessionária. Parece que o novo chicote nacional não se saiu muito melhor.


O problema do quadro trincar embaixo do tanque exatamente em cima do motor é a maior falha da Kansas 2008/2009.

Perguntas sobre customização:

* Quanto custa fazer aerografia no tanque ou na moto toda?

Isso você vai ter que perguntar diretamente para o artista, cada um cobra um valor diferente.

* Existe "carenagem esportiva" pra Kansas, que cubra o motor?

Ahn... veja bem.... não.

A Kansas tem estilo custom, onde velocidade e aerodinâmica não são considerados relevantes. 

Carenagens esportivas se destinam a motos onde alta velocidade é um fator essencial.

Esportivas de altas cilindradas atingem 200 e até 300 km/h e essas velocidades são possíveis por causa da aerodinâmica da carenagem e da posição de pilotagem abaixada do piloto.

Em motos custom a 150 km/h, a força do vento sobre o piloto é tão intensa que praticamente impede ultrapassar esse limite.

Para você ter uma ideia, minha nova moto custom é uma 250cc e o limite de velocidade é de 120 km/h.

Motos street 250cc atingem na casa dos 145 km/h e esportivas passam dos 160 km/h, mas essas já são velocidades de pista de corrida.

Existe um limite de velocidade de 100/110 km/h nas estradas, e se você andar muito acima desse limite, o domínio da moto se tornará muito mais difícil e os motoristas não te perceberão. Você passa a ser um sério candidato a virar estatística.

* Qual o limite de modificações que podem ser feitas sem que implique em problemas com fiscalização policial?

A rigor, não se pode fazer nenhuma modificação, é o que diz a lei. Mas pequenas modificações tipo guidão pouca coisa maior, piscas não originais, etc. não costumam causar problemas com policiamento, a menos que eles estejam a fim de cumprir cotas de multas e apreensões, mostrando trabalho.

Curiosamente, a fiscalização sempre fica mais rigorosa perto do final do ano...

Uma Kansas com guidão seca-suvaco tem muito mais chances de ser barrada em uma blitz do que uma com guidão de CB 450. 

Modificações que afetam a dirigibilidade, como prolongamento de bengalas, colocam em risco a vida de piloto e garupa e muito provavelmente darão apreensão da moto.

* É fácil instalar um GPS e carregador 12v?

O projeto original não prevê esses acessórios e você perderá a garantia, a menos que a própria concessionária execute essa instalação. Vai ser difícil achar uma que tope.

* Quanto custa, em média, mão de obra em oficinas pra operações de ajustes simples que não implicam troca de peças (ou revisões) como instalações de carregadores/gps, interruptores, etc.?

Essa é uma pesquisa que você terá de fazer na sua região, varia muito de oficina para oficina.

Perguntas sobre viagem:

*Em quanto se reduz a "vida útil" do motor quando se faz uma viagem (ida e volta) de 1.600Km trocando óleo quando necessário e andando por estradas razoavelmente "normais"?

Essa é fácil:

A vida útil do motor se reduzirá por 1.600 km...

Minha moto já rodou 75 mil km, a maior parte disso em viagens. 

Com a quantidade de óleo correta, repondo-se o óleo conforme ele é consumido, o desgaste em estrada é até menor do que no anda e para do trânsito das cidades.

* os bancos são confortáveis para viagens longas?

Os originais não são, mas nenhuma moto pequena tem bancos confortáveis para viagem. 

Se você quiser viajar com sua Kansas, invista nela: 

Coloque um bancão espumado, coloque comando avançado e troque os amortecedores traseiros originais por outros de Intruder ou de Strada.

O comando avançado afasta suas pernas do calor do motor, e proporciona um conforto e tanto.

Jezebel (minha Kansas) usa amortecedores de Strada por baixo dos alforges e parece uma poltroninha flutuante.

* as ultrapassagens são seguras a mais de 100Km/h?

Olha, uma má notícia para você.... 

A velocidade máxima real da Kansas medida com velocímetro digital é de 95 km/h. O velocímetro de ponteiro pode indicar 140 km/h, mas isso não é real.

O máximo que consegui na minha foram 105,7 km/h reais forçando o motor acima da rotação máxima recomendada. O Vinícius conseguiu 106,35 km/h medidos com GPS.

A velocidade de cruzeiro (aquela que preserva a vida útil do motor) é de 80 a 85 km/h. Mas você perde velocidade quando encontra um caminhão em uma subida, você sobe uma serra a 65 km/h, dependendo da serra pode ser obrigado a reduzir até a 20 km/h...

Para estimar tempos de viagem com uma Kansas, use o valor de 65 km/h de velocidade média para rodovias e 45 km/h para estradas secundárias.

Com uma Kansas na estrada, não se atreva a fazer ultrapassagens arriscadas porque, se você precisar, não terá reserva de potência.  

* o motor vibra muito em altas velocidades?

O motor da Kansas é suave e fica melhor ainda se você usar uma relação de transmissão mais longa que a original. Troque o pinhão de 15 dentes por outro de 16 dentes, mantendo a coroa de 42 dentes, que a moto ficará ainda mais suave.

* a moto esquenta muito nas marchas altas ou durante subidas?

Com a quantidade correta de óleo e respeitando os limites de velocidade, ela não esquentará mais do que o normal. Vinícius lembra que em subidas vai esquentar com gosto, alta rotação e pouca ventilação, mas é o normal. 

Se estiver com pouco óleo irá até fundir, como já encontramos uma com o motor fundido no alto da serra de Ubatuba, porque o que nas outras motos é uma pequena diferença na quantidade de óleo a ser completada, na Kansas e na Speed o erro é estupidamente enorme, chega a 400 ml para uma quantidade recomendada de 1 litro. 

Uma regulagem pobre do carburador (pouca gasolina para muito ar) faz o motor trabalhar mais quente, mas a moto fica muito econômica. 

Com uma regulagem mais rica, a moto gasta mais gasolina, mas o motor trabalha menos aquecido. Isso é válido para qualquer motor.

Dá uma conferida nas postagens aqui do blog com o tema Kansas, algumas dúvidas serão melhor respondidas por lá.

Um abraço, e felicidades com sua futura moto,

Jeff

5 comentários:

  1. Bom dia, hj peguei minha Kansas pela primeira vez, decidi testa-la na ida ao trabalho (bem tranquilo por ter pego da não de um dono de oficina p motos). Chegando próximo ao trabalho, no trânsito, percebi o motor muito quente, a moto começo a morrer nas paradas e demorava a pegar novamente (o arranque parecia pesado) li todas as informações do blog mas ainda trngo dúvidas da relação entre a moto apagar e demorar a funcionar na partida.

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    1. Olá, William
      Moto morrendo nas paradas pode ser cabo de embreagem mal regulado. Motor muito quente ´pode ser sintoma de falta de óleo ou regulagem do carburador muito pobre. Você verificou o nível de óleo você mesmo? Pegar a moto de um dono de oficina não é garantia de que a moto esteja com a quantidade certa de óleo. Sei de casos até de moto que saiu de concessionária, esqueceram de colocar o óleo e entregaram a moto seca para o dono. Outra coisa: o dono da oficina que eu levo a moto para trocar peças se recusa a colocar mais do que o 1 litro que fala no manual, deve ter seus motivos... é por isso que não levo mais lá para trocar o óleo; verifique o nível e não se esqueça de que a Kansas é 1,4 litro, nem mais, nem menos.
      Boa sorte!
      Jeff

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  2. Boa tarde
    Eu queria saber se eu instalar o sissy bar vou ter que tirar a grade que vem com ela e se eu instalar os alforges eu posso retirar e colocar quando eu quiser como se fosse um baú convencional??

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  3. 120km/h chega a minha.
    Mas não passa tá cortando com farol aceso, apartir de 100km/h.

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  4. 120km/h chega a minha.
    Mas não passa tá cortando com farol aceso, apartir de 100km/h.

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