terça-feira, 23 de setembro de 2014

Não consigo perceber a hora de trocar a marcha

"(...) eu sou novato no mundo do trânsito, aprendi tudo na autoescola e uma coisa que eu percebo e me deixa muito agoniado é que eu não consigo trocar as marchas por ouvido (sentir o carro/moto), eu fico muito preso a conta-giros / velocidade em que estou, uma vez você publicou sobre motos gostarem de giros mais altos, portanto diferente de carro.. esse meu apego aos conta-giros é um defeito? Pode ser mudado? Como?"

Olá, Bruno


Fica tranquilo que isso é supernormal.


Todo mundo no começo faz isso, e com o tempo desenvolve o ouvido, passa a sentir o comportamento da moto e a troca de marchas passa a ser natural.


Experimente um truque simples: 


Conte até 3 antes de trocar de marcha. Ou até 4. Ou até 5, dependendo do seu ritmo e da marcha, e encontre o seu tempo preferido sem ficar refém do conta-giros.

Sempre que penso em como explicar a hora certa de trocar a marcha, me lembro de uma canção gravada por Mercedes Sosa, que diz que as coisas devem ser feitas com tesón y voluntad.


E esse é um bom critério para saber se o motor de sua moto está na marcha correta.


Se ao mudar de marcha seu motor responder sem gana, sem vontade, é porque a marcha está inadequada para a velocidade ou condição da pista.


Quando você acelera, a rotação do motor aumenta e continuará a aumentar até um ponto em que o motor perderá o ímpeto, o ronco ficará forçado, o motor estará implorando uma marcha mais alta para voltar a funcionar com suavidade. 


Nas motos com conta-giros, isso corresponde à faixa vermelha, que indica esforço excessivo do motor e não deve ser usada.


Dica prática: 


Use o acelerador sempre a 3/4 do curso, você nunca atingirá a faixa vermelha do motor, e perceberá facilmente esse momento em que o motor começa a ficar desgostoso sem risco de comprometer sua integridade.


E quando a moto perde velocidade e vem a dúvida se é hora de reduzir?

Dica prática:


Reduza sempre que você notar que a moto perdeu o embalo. 

  
Caso você erre e reduza antes da hora, a rotação começará a subir muito rapidamente e você perceberá a tempo de acionar a embreagem e impedir um dano ao motor — será mais um passo do aprendizado.

Na prática, é muito difícil ultrapassar o limite de rotações do motor de motos pequenas, porque praticamente toda a força do motor é absorvida para mover a moto.


Esse limite somente será ultrapassado se você errar de marcha, tipo jogar a terceira na hora em que ia jogar a quinta. Mesmo assim, dá tempo de acionar rapidamente a embreagem e corrigir o erro — o que não pode é congelar e não fazer nada.


O que acontece se eu demorar demais para reduzir?


Se você reduzir depois do que seria ideal, a moto perderá muito do embalo e o motor não conseguirá fazer força suficiente para empurrar a moto e ainda ganhar giros: a resposta do motor será sem graça, sem vida, sem ânimo. A moto tenderá a perder velocidade cada vez mais. Hora de reduzir mais uma marcha. 


Dica prática:


Quando estiver andando de boa, tranquilo, tipo 70 km/h em quinta marcha, experimente reduzir a marcha para a quarta e acelerar. 


Sinta a resposta da moto, veja como é diferente de estar em quinta e simplesmente acelerar.


E quando se sobe uma serra e a inclinação da ladeira muda, como saber se a moto está na marcha correta? 


Quando a inclinação aumenta, a moto começa a perder velocidade, é hora de reduzir a marcha. 


Se a ladeira for muito íngreme e você trocar de marcha e a resposta for tímida, o motor não conseguir subir de giro, e a moto continuar perdendo velocidade, será necessário reduzir mais uma marcha antes de perder mais embalo. 


Com uma 125/150, você consegue rodar em estradas normais reduzindo somente para a quarta. É raro aparecer um morrão que peça uma terceira. 

Mas se você perder muito embalo por causa de um caminhão, dependendo da velocidade você terá de voltar para a segunda, e talvez até a primeira se ele estiver a menos de 20 km/h.

Precisando ganhar velocidade em uma serra (tipo para sair de trás do caminhão lento), saia na menor marcha compatível com aquela velocidade e acelere tudo que a moto pode dar, troque as marchas com a rotação bem alta, sem medo de acelerar, porque você perderá embalo muito rápido e não pode desperdiçar nenhum ganho de velocidade.


Ao continuar a subir, se você trocar a marcha e a resposta do motor for sem entusiasmo, você girar o acelerador e o motor não aumentar de rotação, é porque a marcha anterior era a mais adequada. 


Retorne para ela e se conforme com a velocidade, é o máximo que sua moto aguenta naquela ladeira.

Com motos de pequena cilindrada, você tem de se conformar que não conseguirá manter 90 km/h subindo uma serra. O motor é fraco, não tem torque (= capacidade de fazer força) para tanto esforço. 


Com motos pequenas, subir serras a 60-65 km/h reais é normal. Já com uma moto potente você nem perceberia que está numa serra porque o motor tem reserva de torque, é possível acelerar na mesma marcha que a moto não perde o embalo...

Nem tudo é só uma questão de tesón y voluntad. 


Atualização:
Tem novidade sobre este assunto nesta nova postagem.

Um abraço, e não se preocupe, porque o aprendizado vem com o tempo, 

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário