quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A resposta do MP quanto ao recall das motos Kansas



Para quem está chegando agora:

Essa foi a resposta do Ministério Público Federal Estadual(?!) de Santa Catarina ao meu recurso contra o despacho anterior encaminhado ao MPF, que basicamente dizia a mesma coisa:


Foi negada novamente a solicitação de recall para as motocicletas Kansas fabricadas em 2008 e 2009, que apresentam frequentes quebras do quadro/chassi.



Imagem: Obtida na internet

O MPF MPE-SC considera que "pela fabricante foram adotadas as necessárias medidas com vistas a reparar os possíveis danos causados aos consumidores, tais como a alteração do projeto da motocicleta DAFRA, modelo Kansas 150, e o reforço ou a substituição do quadro das motocicletas dos consumidores insatisfeitos, o que garante, portanto, a segurança do produto e dos consumidores."  


Note que a alteração do projeto foi feita para os modelos 2010 em diante. 


Portanto, meu caro/minha cara, se o quadro de sua moto 2008/2009 se partir ao meio em uma via expressa, e um carro/caminhão/ônibus/todos eles passarem por cima de você, fique insatisfeito, junte seus pedaços e leve o que sobrou da moto a uma concessionária, porque no entender do MPF e do MPE-SCa segurança do produto e dos consumidores está garantida.


Pausa para reflexão... você concorda?


Meu caro/minha cara, sua única defesa é a informação.


Em caso de quebra de quadro, reze para que a desintegração da moto não seja imediata. 


Pelo que vimos nas diversas fotos postadas (e misteriosamente removidas da internet), aparentemente primeiro ocorre a ruptura do tubo que passa sobre o motor e depois a desintegração total do quadro com o rompimento da parte frontal do quadro.



Imagem: Obtida na internet

Com o rompimento desse primeiro tubo, sua moto apresentará um comportamento diferente nas curvas (dançando sem motivo) e frenagens.


O sintoma mais visível é o afastamento / deslocamento / movimento da mesa da suspensão dianteira (aquela peça de alumínio onde são fixadas as bengalas) em relação ao tanque de combustível.


Essa distância não pode variar. As bengalas não podem se mover para frente e para trás durante frenagens.


Caso sua moto apresente esses sintomas, pare imediatamente, remova o banco e o tanque e inspecione o quadro, procurando por uma trinca no tubo exatamente sobre o motor.


NÃO TENTE PILOTAR UMA MOTO COM O QUADRO TRINCADO, ISSO PODE TE MATAR OU FERIR GRAVEMENTE!


Não recorrerei ao Conselho Superior do Ministério Público, porque perdi a fé e a esperança nesse órgão.


Muitos anos se passaram sem que fosse tomada qualquer atitude, e anos se passarão para nova análise que dificilmente irá contra a opinião de um colega.


As motos 2008 e 2009 já estão velhas. Nesta altura do campeonato, será impossível provar que a ruptura não aconteceu por outros motivos, e sim por deficiência do projeto/fabricação.


Há grande possibilidade que os quadros de outras Kansas 2008/2009 venham a se partir com o tempo. Sua única defesa é estar ciente de que isso pode acontecer e se precaver.


Jogo a toalha. A estratégia de deixar o tempo passar foi vencedora. 


Para o MPF e para o MPE de Santa Catarina, a ruptura catastrófica do quadro/chassi de uma motocicleta simplesmente não é considerado motivo para recall.


Se isso não é motivo para recall, não sei o que pode ser.


Te vira, amigo/amiga!


Jeff

PS: Links para as denúncias aqui no blog:

http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2013/05/minha-primeira-moto-sera-uma-kansas.html


http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2013/10/sua-primeira-moto-sera-uma-kansas-nao.html


http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2013/11/o-jogo-das-diferencas-parte-1.html


http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2013/11/o-jogo-das-diferencas-parte-2.html


http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2013/11/o-jogo-das-diferencas-parte-3.html


ESCLARECIMENTO:
No texto acima eu me referia apenas ao MPF, porque dei entrada em um processo na agência do MP Federal aqui em Florianópolis, localizado na rua Paschoal Apóstolo Pítsica. 

Vendo o logotipo do documento acima, estranhei que não é mencionado o MP Federal, mas o MP Estadual de SC.

Em momento algum entrei com pedido de processo no MP Estadual de SC. 

Não entendo porque o MP Estadual de SC enviou esta resposta. Suponho que o próprio MPF-SC tenha encaminhado o processo ao MPE local.

Não compreendo a razão de um pedido de processo contra um fabricante nacional com sede em outro Estado ter sido encaminhado a um órgão com poderes locais, o MP do Estado de Santa Catarina, que não é sede do fabricante.

São coisas que acontecem nos órgãos públicos e que são difíceis de entender. 

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário