sexta-feira, 13 de junho de 2014

Quanto óleo vai na minha moto?

PARE!

Você já começou perguntando errado.

O importante não é quanto óleo vai no motor, mas qual o nível de óleo que deve ser mantido nele.


Peguei a imagem no blog citado, mas fico triste de ver como o pessoal repete inocentemente o mantra dos fabricantes, divulgando "verdades" que só interessam a quem vai lucrar com o seu prejuízo. 
Imagem: http://linemoto.blogspot.com.br/2009/05/troca-de-oleo.html


De que adianta você se preocupar em colocar 1,2 ou 1,3 litro de óleo, se no dia seguinte essa quantidade terá diminuído por causa do consumo natural ou de um vazamento?

O que você precisa saber é medir o nível de óleo para manter sua moto bem lubrificada todos os dias.

E o critério é simples: com o motor frio e a moto nivelada, o nível tem que estar sempre próximo da marca de nível máximo da vareta medidora DEPOIS DE LIGAR E DESLIGAR O MOTOR PELA MANHÃ.

É isso mesmo, não é como nos carros.

Sabendo usar a vareta medidora, você descobre a quantidade certa de óleo até para uma Norton Big 4 633cc de 1933. 

Você não vai achar manual do proprietário para essa simpática senhorinha octogenária:


Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Norton_Big_4

Mas então, como é que se mede?

NÃO É COMO NOS CARROS !!!

Não basta tirar a vareta, te ensinaram errado!

Está em todos os manuais de proprietário na parte que ensina como medir (aquela que você nunca leu porque pensava que sabia):

Com o motor frio, pela manhã, com a moto no cavalete central ou então equilibrada rigorosamente na vertical, VOCÊ LIGA O MOTOR DA MOTO POR 2 OU 3 MINUTOS, desliga e aí tira, limpa e coloca a vareta sem rosquear (a maioria das motos é sem rosquear, consulte o seu manual) e vê onde o nível está marcando. E completa com o mesmo tipo de óleo até atingir a marca de nível máximo.

Fazendo do jeito certo acima, que é o que recomenda o manual do proprietário (pode conferir), você descobre que o fabricante manda colocar 1 litro ou 1 litro e pouco, e mesmo assim ainda está faltando óleo para chegar ao nível máximo, você precisará completar.

Isso vale para o dia seguinte à retirada da moto da concessionária, e depois de todas as revisões — Leia a denúncia A esperteza dos fabricantes e a ingenuidade do povo.

Sabendo usar a vareta medidora corretamente, você nunca precisará se preocupar em saber a quantidade recomendada para sua moto; bastará usar a observação e o bom senso.

Claro, isso só funciona se a vareta medidora da sua moto não tiver sido trocada por outra de outro modelo.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário