quarta-feira, 4 de junho de 2014

Dicas para não precisar fazer sua moto pegar no tranco

Foi só começar junho, começar o frio, e a contagem de visitações ao blog disparou de uma hora para outra:




O engraçado (ou triste) é que todas essas visitas a mais foram para a postagem Como fazer a moto funcionar no tranco...

Ora, fazer a moto pegar no tranco é uma solução de emergência para se usar em último caso, já é desespero...

O negócio é não precisar fazer a moto pegar no tranco, e para isso o segredo é não descarregar a bateria com tentativas inúteis.

E isso é muito mais fácil do que parece, sua moto foi projetada para isso.

Basta seguir esses passos que sua moto pegará com facilidade até no frio aqui de Santa Catarina.

0) Filtro de ar limpo e vela de ignição nova ou em bom estado são fundamentais. Óleo novo também ajuda. 

1) Use sempre gasolina aditivada — ela queima melhor e facilita a partida. Quem diz que moto não pode usar gasolina aditivada fala besteira.

2) Nos dias frios, é OBRIGATÓRIO usar o afogador para ligar a moto. O afogador é o recurso que sua moto tem justamente para facilitar a partida nos dias frios. Mas ele não pode ser usado só depois que a vela já está encharcada por tentativas fracassadas... 

3) Antes de dar partida, aumente a rotação de marcha lenta nesse parafusinho aqui do carburador. Para outras motos, veja esta postagem aqui.


Na maioria das motos não precisa usar ferramenta, basta acionar o acelerador com a mão esquerda e girar o parafusinho no sentido de apertar por meia volta. Acionar o acelerador deixa o parafuso mais fácil de girar.

4) Se a sua moto permitir, não ligue as luzes antes de dar partida. 

5) Não aperte o manete do freio durante o acionamento da partida. A luz de freio rouba energia da faísca ou do motor de partida.

6) Não abra o acelerador durante a partida.

Os procedimentos de 1 a 5 já irão garantir a partida da moto. Se você acionar o acelerador, seu motor irá se afogar com o excesso de gasolina, não irá pegar e você precisará consultar as dicas para fazer sua moto funcionar no tranco...

7) Conforme o motor esquenta, o excesso de gasolina do afogador vai deixando de ser necessário, vá retornando ele para sua posição normal conforme o motor aumenta a rotação de marcha lenta.

8) Depois que o motor atingir sua temperatura normal, a marcha lenta de sua moto ficará muito acelerada, aí é só você retornar aquele parafusinho para a posição normal. O macete de abrir o acelerador também ajuda nessa hora.

Fazendo isso, você não precisará recorrer a expedientes extremos como fazer a moto funcionar no tranco. 

Um abraço,

Jeff

3 comentários:

  1. Parabéns é obrigado pelo manual salva vidas. Gastaria de saber como fazer com as scooteres se alguma coisa muda ou se tudo isso vale pra elas também.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns é obrigado pelo manual salva vidas. Gastaria de saber como fazer com as scooteres se alguma coisa muda ou se tudo isso vale pra elas também.

    ResponderExcluir
  3. Sobre o uso de gasolina aditivada... Tenho uma Titan Mix 2009 e o manual recomenda a gasolina sem aditivos. Não uso a mistura com álcool e, há uns 8 meses, a injeção eletrônica só foi piorando. Há uns 5 meses, passei a usar só aditivada mas não ajudou, chegando ao ponto de ser necessária uma limpeza de bico. O mecânico recomendou que eu voltasse a usar a álcool na proporção do manual (20% gasolina) pela natureza do projeto da moto.

    ResponderExcluir