sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Não se afobe na hora de acionar a reserva de combustível

Você está rodando com sua moto e ela começa a engasgar.

Esse é o sintoma de que a gasolina está chegando ao fim e você precisa acionar rapidamente a torneirinha da reserva do tanque de combustível para não deixar o motor morrer.

Acionou rápido, o motor ainda pode dar uma engasgada ou duas e volta a funcionar normalmente, tudo beleza.


Mas...

Se você demorar para acionar a reserva de gasolina, o motor irá morrer, e aí a coisa pode começar a se complicar.

Na pressa de ligar novamente o motor, o novato dá partida uma, duas, três vezes e nada de o motor funcionar.

Ele continua tentando sem parar até que a bateria fica fraca, e ainda assim continua tentando até ela se acabar totalmente.

PARE!!! Você está fazendo tudo errado. 

Quando você aciona a torneirinha da reserva, existe um tempo necessário de uns 20 a 30 segundos para a gasolina voltar a encher a cuba do carburador.

Insistir em continuar a dar partida se o motor não pegar de primeira fará com que a gasolina recém-chegada ao carburador encharque a vela de ignição; aí o motor não funcionará mesmo, ele estará afogado. 

Você reconhece o motor afogado pelo cheiro forte de gasolina que sai pelo escapamento.

Enquanto a vela não secar, o motor não funcionará e cada nova tentativa somente irá piorar a situação, acabando com a energia da bateria.

Faísca fraca não consegue dar partida no motor.

O segredo é dar tempo para que as coisas aconteçam.

Acionou a reserva, conte até 20 antes de dar partida.

Se não pegar na primeira, aguarde novamente contando até 20.

Se o motor não voltar a funcionar na terceira tentativa, e não houver cheiro forte de gasolina no escapamento, péssima notícia:

Você estava rodando com a torneirinha na posição errada, consumiu toda a gasolina, inclusive a reserva, e agora vai ter de empurrar a moto até o posto.


Alavanca na posição p (haste para baixo) = uso normal 

Alavanca na posição d (haste para cima) = reserva

A torneirinha ao lado está na posição de uso, deve ficar sempre assim para você ter reserva na hora que precisar.

Sempre reabasteça antes de a moto pedir reserva, tipo a cada 200 ou 250 km.

Se você aguardar tempo suficiente para a vela secar (uns 5 minutos contados, não estimados) e o motor continuar afogado, verifique se você não esbarrou no corta-corrente sem perceber.

Outra possibilidade para sua moto com partida a pedal não funcionar é que na afobação você tenha desconectado o cabo da vela com a ponta do pé. 

Esse problema era muito frequente em CGs antigas. 

Fazendo as coisas sem afobação, investigando as causas possíveis em vez de insistir no que não está dando certo, pensando em todas as possibilidades, você não se complica. 

Um abraço,

Jeff

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