quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O jogo das diferenças - Parte 1

Você sabe dizer qual a principal diferença entre estas duas motos?





Ok, tem um monte de diferenças, ficou difícil... então vamos começar falando das semelhanças.

Ambas são irmãs, foram projetadas pelo mesmo fabricante chinês, a zongshen, um dos maiores fabricantes chineses, o que é muita coisa. 

No Brasil, a Kansas 150 é montada pela dafra, enquanto a Mirage 150 é montada pela kasinski, que é só uma marca-fantasia para a zongshen que se instalou por estas bandas junto com um sócio brasileiro.

Curiosamente, as kasinski Comet e Mirage 150 são de fabricação chinesa zongshen, enquanto as Comet e Mirage 250 e 650 são coreanas da hyosung.

Apesar de chinesas e parentes próximas disputando o mesmo mercado, as Kansas e Mirage 150 são motos totalmente diferentes, têm poucas peças compatíveis, a começar pelo quadro.

E a diferença fundamental entre uma e outra é esta aqui:



Imagens: Fóruns na internet

Só as Kansas se partem ao meio sozinhas.

No início eu duvidava dessas denúncias, mas falei pessoalmente com proprietários que passaram ou vieram a passar pela triste experiência.

Engenheiros competentes de uma empresa séria e responsável investigariam o motivo de isso acontecer somente com as Kansas, analisariam as diferenças entre os projetos das duas motos e corrigiriam o(s) erro(s), e a empresa promoveria com urgência o recall de todas as unidades sujeitas ao problema.

Engenheiros incompetentes meteriam uns bacalhaus de reforço no quadro sem investigar a verdadeira origem do problema, e uma empresa nem um pouco séria e bastante irresponsável diria publicamente que o problema não existe e as denúncias são infundadas.

E contrataria advogados para dizer ao Ministério Público Federal que as motos se partem ao meio porque os donos rodam por vias não pavimentadas. 

(Como se o Brasil tivesse uma malha viária suíça ou eles tivessem bola de cristal para saber os caminhos que cada um de nós percorre... e como se Titans, Factors ou Intruders partidas ao meio fossem a coisa mais comum de se ver por aqui...)

Recall de todas as unidades anteriores aos bacalhaus soldados no quadro, nem pensar.

Diante da inação dos (ir)responsáveis, o que resta aos proprietários?

É o assunto da postagem de amanhã, esta aqui ficou muito longa.

Até amanhã,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário