quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A incrível falta de controle de qualidade da dafra vitimou minha moto

Pois é, fui mais uma vítima da dafra.

Esta é a foto do filtro de ar que tirei da minha moto.



A parte escura é poeira no lado de dentro do filtro. O filtro da kansas funciona de dentro para fora, a poeira deveria estar distribuída por igual em todo o elemento.

A poeira foi arrastada para esse canto porque ali havia uma passagem livre e direta para dentro do motor.

Essa parte marrom é a poeira que não entrou. 

Muito mais passou direto porque o elemento filtrante de papel estava muito mal colado nesse lado do filtro, se soltou durante o uso e essa brecha foi uma porteira escancarada para a poeira entrar.

Se tivesse resina suficiente para colar o elemento, o papel não teria se soltado sozinho, ele se rasgaria, mas não sairia dessa maneira.

Para soltar da parte de baixo, tive que cortar com uma faca em baixo e rasgar no meio; a parte de cima já estava solta, note que a borda do papel está intacta.

Resumo da história:

Durante os últimos 10 ou 15 mil km, confiei que estava protegendo meu motor algo que foi totalmente inútil, uma barreira tão eficiente quanto uma camisinha furada.

Se eu tivesse arrancado fora o filtro, teria o mesmo resultado, a poeira entrando e funcionando como uma lixa entre os anéis do pistão e o cilindro.

Com isso, perdi algumas dezenas de milhares de km da vida do motor da minha amada.

Só descobri porque me deu na telha ver como o filtro estava por dentro.

Mas você vai perguntar, onde eu comprei esse filtro de tão incrível má qualidade?

A resposta é:

Na concessionária da empresa que fabrica motos que se partem ao meio e não convoca recall, a empresa que entrega as motos das revisões faltando óleo para chegar no mínimo da vareta.


Esse filtro é uma peça original comprada em concessionária com o padrão de qualidade dafra.

Minha moto vinha muito bem, sempre foi bem lubrificada e bem tratada, eu tinha esperança de chegar aos 100 mil km sem abrir o motor. Ainda teria uns 40 mil km pela frente.

Mas agora, estimo que não vá durar mais que 10 mil km... e olhe lá.

Eu poderia processá-los, mas além da prova concreta em mãos, eu teria que apresentar comprovante de compra (já era), perder meu tempo, ir atrás do processo... e depender da boa vontade do juiz. 

Depois da minha experiência com o procurador federal, sinceramente... Justiça com J no Brasil, ando descrente.

dafra, uma “empresa” gerida, administrada e engenheirada por incompetentes, onde falta controle de qualidade em tudo: motos, peças e serviços.

Uma “empresa” que paga advogados para dizer que “os quadros das motos fabricadas por eles não têm problemas, eles quebram por culpa dos donos, que [segundo eles] usam as motos em vias não pavimentadas”...

Se esquivam da responsabilidade dessa maneira que só não é ridícula porque há vidas em jogo, tripudiando da inteligência das pessoas.

dafra, você conhece... você confia?

A falta de controle de qualidade dessa "empresa" é assustadora.

Eu ia relacionar os casos de falhas absurdas encontradas apenas em motos de gente conhecida, que vi pessoalmente, mas teria assunto para várias postagens... 

Já que a dafra faz por merecer, que o mercado dê a resposta.

Por muito menos a Sundown quebrou a cara, está demorando para esses infelizes tomarem o mesmo rumo.

Hoje não tem abraço,

Jeff

Um comentário:

  1. Se tiver acontecendo de acordo com o que ele tá falando a moto embola ou falha quando liga

    ResponderExcluir