quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Como fazer a moto funcionar no tranco

NÃO DEIXE DE LER A DENÚNCIA:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta ou olhando o visor é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.



Esta postagem explica o procedimento para fazer uma moto com a bateria descarregada funcionar no tranco. Dicas para que isso não volte a acontecer você encontra nesta outra postagem.


Como fazer a moto funcionar no tranco:

Uma situação muito comum:

Sua moto com partida elétrica ficou sem bateria, e ela não dispõe de pedal de partida (ou ele não está funcionando). 


Como fazer a moto pegar no tranco?


Antes de tudo, lembre-se que o tranco só fará a moto funcionar se o único problema for a bateria descarregada e se não houver algum outro problema impedindo a partida, como gasolina velha, uma vela de ignição defeituosa, CDI pifado (ou um corta-corrente acionado ou uma torneirinha de gasolina fechada...)

Para motos que ficaram muito tempo paradas, veja a postagem Minha moto ficou parada vários dias e agora não liga.

Se a sua moto já estiver equipada com injeção eletrônica, não é recomendável tentar fazer a moto pegar no tranco se a bateria estiver descarregada. 


As chances são pequenas, há risco de danificar a central eletrônica (custa caro!!!), e o sistema de injeção precisa de um nível mínimo de energia para processar as informações de todos os sensores, acionar a bomba de gasolina, etc.

Veículos IE não podem devem ser acionados no tranco, nesse caso você terá de arranjar outra bateria para fazer sua moto funcionar.

Já as motos carburadas podem pegar no tranco, até mesmo com a bateria removida (só a energia do alternador já é suficiente) e há duas maneiras de fazer isso:


A primeira ideia que vem à mente é engatar uma terceira ou quarta marcha, acionar a embreagem e sair empurrando, ganhar velocidade e soltar e apertar rapidamente a embreagem.


Isso funciona, mas é extremamente perigoso. Você corre o risco de ser atropelado, você corre o risco de a moto sair descontrolada assim que o motor começar a funcionar e, principalmente, o pior de todos os riscos:


Você corre o risco de alguém filmar o tombo e postar no youtube.


Caso opte por este processo, uma maneira melhor é levar a moto até uma ladeira sem trânsito nem pedestres (não precisa ser muito íngreme nem longa, uns 10 a 20 metros são suficientes).

Gire o parafuso de aceleração na lateral do carburador para aumentar a rotação de marcha lenta de sua moto, para que o motor fique com a marcha lenta bem acelerada (isso facilita muito a partida).

Tenha certeza de ligar a chave e colocar o corta-corrente na posição de funcionamento.

Engate uma quarta ou quinta marcha, sente na moto, acione a embreagem, deixe-a pegar um bom embalo — quanto mais melhor (dentro dos limites de segurança) — e solte a embreagem até o motor funcionar. 

Se a roda travar sem conseguir girar o motor, é porque o embalo foi pouco ou a marcha não foi alta o suficiente.

Acione a embreagem assim que o motor funcionar para evitar que ele morra.

Se não der certo na primeira tentativa, espere uns 10 minutos para a gasolina que molhou a vela de ignição evaporar, senão o motor não irá funcionar mesmo, estará afogado.

Se não dispuser de uma ladeira, a maneira mais segura de fazer sua moto carburada pegar no tranco é a seguinte:

Tome as mesmas precauções acima, coloque-a no cavalete central, engate uma segunda ou terceira marcha (não pode ser a primeira) e coloque a roda traseira para girar com vigor.

Quanto menor a roda, mais difícil. Uma roda aro 16 polegadas já é difícil de fazer o motor funcionar com este método.

Acione a embreagem assim que o motor funcionar para evitar que a moto caia do cavalete.

Aprendi esse macete com meu amigo Daniel, que é colaborador indireto deste blog: ele passa as dicas e eu assino embaixo... hehehe.


Quando procurava uma maneira de ilustrar o processo, encontrei este vídeo do procedimento no youtube, só que usando duas pessoas:





Parabéns ao Sosofusca pelo vídeo. O que seria de nós sem a internet, né?

Acredito que o vídeo elimine qualquer dúvida.

Se a bateria estiver muito descarregada, coloque uma marcha ainda mais alta e bote a roda para girar com ímpeto.


Complemento:


Encontrei uma postagem na internet chamada Não vale a pena ligar a moto no tranco.


O autor comenta que é preferível tomar cuidado para não deixar a bateria arriar, o que está correto, e que o certo é fazer a partida com outra bateria... o que nem sempre é possível.


Uma coisa é a moto ficar sem bateria na garagem de casa, e outra muito diferente é você estar no meio da rua e bem longe de casa.


Ele diz que o tranco apresenta o risco de encharcar o catalisador ao fazer essa operação; bem, toda tentativa mal sucedida de fazer o motor funcionar encharcará o catalisador, inclusive aquelas que você tentou antes de descarregar totalmente a bateria e precisar apelar para o tranco. 


Pode crer que muito mais gasolina foi para o catalisador nessas tentativas do que durante o único tranco necessário para o motor funcionar.


Ele também alega que isso pode causar um calço hidráulico em motos carburadas (um monte de combustível indo para a câmara de combustão, na hora que o pistão subir o líquido não tem para onde ir, não é comprimível como a mistura de ar e gasolina, e a pancada causa o empenamento da biela).


Isso está errado, não será uma partida no tranco que causará um calço hidráulico.


O carburador somente despeja gasolina quando o ar passa através dele, ou seja, quando o motor gira. A gasolina só vai para o motor depois do tranco, e aí o motor começa a funcionar normalmente — não há acúmulo de gasolina. 


Mesmo que a moto não funcione de cara (difícil, viu?) e percorra alguns metros numa ladeira, por exemplo, enquanto o motor estiver girando e o motor não funcionar, não existe risco algum de calço hidráulico, porque o que entra na câmara também sai (tanto é que a gasolina vai para o catalisador).

Esse risco de calço hidráulico só existiria se, além da bateria descarregada, a boia de seu carburador também estivesse encantada (travada na posição aberta deixando passar combustível direto — o sintoma é o vazamento de gasolina pela mangueirinha do ladrão).


É uma coincidência rara, mas que já vi acontecer. Fora isso, nada feito. 

Eu já tive uma temporada de vacas top models (magras pra dedéu), cansei de dar tranco pela manhã, tarde e noite até poder resolver o problema (demorou semanas...) e Jezebel está lá, firme, forte e feliz.

Ela adora quando a levo para dar uma voltinha.


Um abraço,


Jeff

22 comentários:

  1. POr essas e outras (troca de óleo, medição correta do nível de óleo lubrificante, ajuste na folga da corrente, desmontagem ou montagem de roda "na estrada") que considero o cavalete central item muito importante e que deveria vir em todas as motos de baixa e média cc. Conseguindo adquirir uma moto de cc maior (que os atuais 150cc da motoca). Será a primeira coisa que instalarei nela.

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  2. É verdade, Edi. Se já é complicado sair empurrando uma 150, imagina uma moto mais gorducha... Fica impraticável. O cavalete central é um recurso muito útil e, particularmente neste caso, chega a ser um item de segurança da moto.
    Um abraço,
    Jeff

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  3. eu não entendo como minha brós 2011 ja com Injeção eletronica pegou no tranco, pois a chave ficou ligada e descaregou totalmente a bateria. dei um tranco soltando lentamente a embreagem com se estivesse arrancando e a moto pegou. Se com a bateria totalmente descaregada a injeção não funciona como a minha moto pegou?

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  4. O tranco gera um pulso de tensão (voltagem) no sistema elétrico, coincidiu que foi suficiente para ela começar a funcionar talvez porque a bateria não estivesse muito descarregada ou houvesse um pouco de pressão acumulada na linha de combustível. Mas sem pressão na linha e sem tensão elétrica para acionar a bomba de gasolina e a central eletrônica, a injeção não teria como funcionar.
    Um abraço,
    Jeff

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  5. minha moto 150cc é IE, tentei colocar pra pegar no tranco, não consegui pois eram os terminais da bateria que estavam soltos. o resultado foi: senti como que minha moto estivesse ficado fora do tempo, pois a roda não travou como se tivesse "passado direto". depois disso não consegui mais sair na moto sem acelerar coisa que fazia sem problema. agora tento fazer isso e a moto só estanca. sabe o que aconteceu? obrigado! alan

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    1. Só vi sua pergunta hoje, mas também não faço ideia... talvez a injeção tenha se desconfigurado, só levando na oficina para saber.
      Um abraço,
      Jeff

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  6. Minha TVS Apache 150 2013 não pega nem no tranco.
    Fui numa ladeira aqui,engatei a 5° marcha e desci.Quando pegou embalo eu soltei a embreagem.
    Parece que o motor liga bem fraquinho só que se eu acelero não acontece nada e se eu aperto a embreagem de novo ele engasga e desliga

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  7. Minha TVS Apache 150 2013 não pega nem no tranco.
    Fui numa ladeira aqui,engatei a 5° marcha e desci.Quando pegou embalo eu soltei a embreagem.
    Parece que o motor liga bem fraquinho só que se eu acelero não acontece nada e se eu aperto a embreagem de novo ele engasga e desliga

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    1. Está chegando gasolina no carburador? Está chegando faísca na vela?
      Retirando a vela e tentando ligar a moto com a rosca da vela encostada em um parafuso do motor, a vela solta faíscas? Tem coisas que só trocando as peças....
      Boa sorte,
      Jeff

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. Amigo, estava ontem a noite em uma rodovia tive que parar no acostamento pois minha esposa passou mal. liguei os piscas alerta, farol e tudo mais ficamos lá um bom tempo ate sair. Ao tentar a partida luzes ficaram fracas e carga restante não foi suficiente para ligar a moto (IE) ... Tentei mais alguns vezes e tive de apelar para o tranco. A moto ligou e chegamos em casa numa boa, porém estou achado que o motor está fazendo alguns ruídos diferentes... O que pode ser? O funcionamento está perfeito (ou é meu psicológico me enganado rsrs).

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    1. Olá, Coyote
      Pode não ser nada grave: o sistema de injeção eletrônica possui um modo de segurança. Quando o sistema detecta alguma anormalidade que possa ser interpretada como um sensor defeituoso, ele deixa de atuar com base nos sensores e passa a usar dados pré-programados na memória da central eletrônica. Com isso o funcionamento não é ideal, mas apenas o suficiente para o motor funcionar e você conseguir chegar em casa. Em inglês esse modo de segurança é chamado "limp home", "mancar até em casa". Existe um procedimento para reiniciar a central, que é diferente para cada fabricante. Caso você não descubra qual é esse procedimento, um mecânico honesto o executará e talvez nem cobre pagamento pelo serviço; um mecânico desonesto dirá que o tranco afetou a ECU que precisará ser trocada, o que é uma balela. Tome cuidado com isso.
      Um abraço, e obrigado por acompanhar o blog,
      Jeff

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  10. Minha moto pifou o motor de partida, o mecânico não recomendou o tranco dizendo que era arriscado, pq 'não sei o que' é em X, é uma virago. Ele disse que a escovinha foi 'detonada' pelos poucos trancos que tive que dar. Isso procede? Alguma dica para instalação caseira de um motor de partida novo?

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  11. Opa Jeff. Cara, primeiramente parabéns pelo conteúdo. Muito esclarecedor e direto. Tenho uma dúvida épica e gostaria de compartilhar com vc. Minha moto é uma twister 2007 e de uns tempos pra cá começou a não dar partida etc. Fui trocando tudo ( menos a bateria), estator, retificador, rele etc. Até a buzina ficou fraca. A bateria deve ter no máximo 1 ano e pouco. Mas vou dizer qual é a dúvida: Quando faço o teste de voltagem na moto sem a bateria usando o multimetro na escala de 20 volts DC ele mostra apenas 4 volts e pouco. Ai quando coloco a bateria ela parece somar essa voltagem, como aparentemente ela esta descarregada ela não vai até os 13 ou 14 volts. Então te pergunto, é correto testar a voltagem da moto sem a bateria conectada? ou devo fazer apenas com ela conectada? O correto na seria a moto gerar os 14 volts? Forte abraço!!

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    1. Obrigado, Josué!
      Essa medida de 4 volts você obteve no cabo que vai para a bateria?
      Já trocou o regulador/retificador? Não é o relé de partida e é um componente bem mais barato que o alternador. Ele pega a corrente CA do alternador e transforma em CC em uma voltagem capaz de recarregar a bateria.
      Uma bateria carregada indica quase 13 volts, e o alternador por volta de 5000 rpm deve dar por volta de 14 volts, irá variar conforme a rotação. Em marcha lenta a tensão indicada é baixa mesmo. Um problema no retificador/regulador não permite a recarga da bateria.
      Boa sorte com sua máquina!
      Um abraço,
      Jeff

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  12. Jeff, um bom dia eu tenho uma duvida recentemente travei o moto de minha moto (na vdd eu destrui o pistao kkkk)
    Comprei um kit cilindro novo ( nao original, metal leve).. vc me recomenda apesar de n ser original?
    Estou a dois meses com ele e o motor fica grilando ( como se tivesse algo solto la dentro) estou com receio que o moto bata de novo e estou trocando o oleo de duas em duas semanas oq posso fazer? Oq pode ser?
    Desde ja obrigado e um bom dia...

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    1. Olá, Patrick!
      Fiquei na dúvida se o cilindro não original é Metal Leve ou se é o contrário... hehehe
      A Metal Leve é uma empresa forte na área de auto e moto peças, é possível até ser o fabricante das peças originais. Muitas montadoras terceirizam essa parte de fundidos e sei que a ML fornece para diversas montadoras de automóveis. De motos eu não sei.
      Sobre grilar, cuidado com erros de montagem. O parafuso de empuxo atravessa o cárter e mantém o virabrequim na posição correta, se é fácil de ser instalado torto e aí o motor dará problema, o principal sintoma é uma vibração anormal.
      Se o barulho de grilo for metálico intenso, pode ser sintoma de superaquecimento. Na fase de amaciamento dos componentes novos o motor precisa funcionar na maciota para as peças se desgastarem até atingir o ponto ideal,então ele esquenta mais que o normal e pode grilar ("bater pino").
      Além disso, é fundamental colocar o óleo no nível correto. Mantenha o nível sempre na marca de máximo. Um motor seco pegará mais óleo do que a quantidade recomendada. Por exemplo, a honda diz que para a Titan é 1 litro na troca e 1,2 litro no primeiro enchimento com motor seco, que é o caso após uma retífica.
      Se o seu mecânico colocou apenas a quantidade que está acostumado, seu motor está com muito pouco óleo. Tem mais: na fase de amaciamento, o consumo de óleo é ainda maior e precisa de reposição devido a tudo isso que foi dito.
      E não deixe de trocar esse óleo e limpar o filtro de tela no máximo em 1.000 km.
      Alguma sujeira e contaminação pode estar presa nesse filtro dificultando a circulação de óleo. Uma montagem descuidada pode deixar restos de selante e até fiapos dentro do motor. Dependendo do projeto e fabricante, se tiver comando por corrente, poderá ser necessário abrir a tampa direita do motor par alimpar esse fltro, um projeto absurdamente ruim, estou preparando uma postagem para a semana que vem sobre isso.
      Boa sorte!
      Jeff

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  13. Muito bom o post... Aconteceu comigo hoje. Tenho uma YBR e eu drixri sem querer a chave virada e fui trabalhar, quando sai ela não ligava nem com reza. Tive que dar o tranco, sai só tenho uma dúvida... A bateria vai se carregando? Ou já era? Kkkkk sei que pode ser besta mas eu não sei mesmo vou deixar ela ligada aqui e ver se normaliza.

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    1. Olá, Vinícius!
      Não faça isso!!!
      Não adianta manter a moto em marcha lenta por cinco minutos, isso só iria causar aquecimento excessivo do motor com risco de empenamento do cabeçote. A carga gerada em marcha lenta é pouquinha coisa, ela aumenta quanto mais alta for rotação do motor, que também não pode funcionar com alta aceleração com a moto parada, pode até fundir o motor por falta de ventilação.
      Para uma boa recarga da bateria, seria bom rodar no mínimo uns 50 km em estrada.
      Fique tranquilo, a bateria irá se recarregar. Mas para isso, o motor precisa trabalhar algum tempo em uma rotação suficiente para gerar uma carga maior do que a consumida pelo farol, lanterna e luz de freio durante o trajeto.
      Boa sorte,
      Jeff

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  14. Boa noite, bateria da minha moto esta ruim não esta segurando carga . devido este problema estou fazendo a moto ligar no tranco hoje quando estava voltando do serviço perto de casa a moto parou e não quis lugar mais . faz um barulho estranho no motor e quando tento colocar uma marcha alta 4 e quinta a moto trava a roda e não liga !! Oque pode ser ?!

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