quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A lâmpada do farol da minha moto vive queimando

Lâmpadas de motos queimam com maior frequência que as dos carros, a culpa é do maior nível de vibração de nossas meninas.

Mas existem alguns truques para minimizar o problema.


Imagem: Moto do filme Tron encontrada no blog http://www.returnofthecaferacers.com . Para quem curte motos cafe racer, um prato cheio. Ou melhor, uma xícara e tanto. Hummm... café...

Primeiro, verifique se o seu farol está bem fixado. Um farol frouxo amplifica a vibração, e quem paga o pato é o filamento da lâmpada.

Segundo, passe a usar lâmpadas de boa qualidade fabricadas especialmente para uso em motos, do tipo H4. 

As lâmpadas H3 têm o mesmo formato, mas são fabricadas para carros, são mais frágeis.

Terceiro, fuja das lâmpadas chinesas e paraguayas. Uma boa lâmpada nacional vai custar tanto quanto as várias outras que você irá substituir, com a vantagem de não te deixar no escuro.

Por último, aí vai o segredo para ter farol funcionando por muito tempo:

Durante o dia, use o farol alto. 


Se você roda apenas na cidade, à noite você usará apenas o farol baixo, já que o farol alto é proibido em área urbana.


O filamento aquecido da lâmpada acesa se torna mais frágil — usando o farol alto durante o dia, você estará poupando o farol baixo para o uso noturno. 


Dessa maneira, você divide o desgaste por dois e sua lâmpada durará muito mais do que o dobro do que se você usar apenas o farol baixo dia e noite.


E com vantagens:


O farol alto durante o dia não ofuscará os outros condutores, a luz indicadora no painel servirá de lembrete de que ele está aceso e sua moto ficará bem mais visível no trânsito.

Bom para sua segurança, bom para o seu bolso.

Um abraço,

Jeff

8 comentários:

  1. Não, não pode fazer isso, Cássio!
    A lei exige o farol aceso, e não a lanterninha...
    Um farol alto aceso se destaca no meio dos carros, a lanterninha passa completamente despercebida!
    Para sua própria segurança, abra mão dessa economia, o farol alto aceso durante o dia é seu melhor aliado para evitar fechadas e acidentes do tipo.
    Não pense nisso como um gasto a mais, mas como um grande investimento na sua segurança. Muito mais eficiente do que adesivos refletores em capacetes e jaquetas.
    Um abraço

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  2. tenho uma bross 150 2004 o fuzivel queima sempre que aciono o frei e agora ela so da partida com a marcha no neutro

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  3. Minha biz está queimando sempre o farol. Dura apenas dois dias no máximo...

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    1. Olá, Josafa!
      Se não for coincidência de um lote de lâmpadas de má qualidade, e se ela foi fixada corretamente para não ficar vibrando mais que o normal, verifique se a tensão fornecida pelo retificador/regulador de voltagem não está acima do recomendado. Qualquer autoelétrico pode verificar isso. A tensão elétrica fornecida pelo alternador e controlada pelo retificador/regulador não pode ser maior que uns 20 a 25 % em relação aos 12 volts da bateria com o motor funcionando a umas 5 mil rpm.
      Um abraço,
      Jeff

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  4. Minha moto neo 2007 troquei as lampadas
    já 2 vezes e ela queima todas as lâmpadas o que pode ser?

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  5. Se não for o que está dito no texto, verifique se o retificador/regulador de tensão está enviando a voltagem correta.

    Se for acima do normal, pode causar isso.
    Boa sorte,
    Jeff

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  6. Olá Josafá! Estou com o mesmo problema ! Conseguiu solucionar?

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  7. Estou com o mesmo problema Amigo! No seu caso, conseguiu solucionar?

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