sábado, 25 de maio de 2013

Minha primeira moto será uma Kansas (parte 2)

Uma coisa legal na Kansas é que você pode otimizá-la com pequenas mudanças, o custo não fica alto.


"Moça do corpo dourado do sol de Ipanema, o seu balançado é mais que um poema..."

Foto: Antonio Vinícius de Moraes (o poeta da imagem, não o da poesia)

Segue uma relação de dicas:

- Se você tiver mais de 1,70m de altura, invista num comando avançado. 

Ele afasta os pés do calor do motor e permite melhor circulação do sangue nas pernas, fica bem mais confortável. E estiloso.

- Use um pinhão de 16 dentes (1 dente a mais que o original). 

Isso alivia muito o motor, desaparece aquela sensação de que a moto está amarrada quando você pega uma via de alta velocidade. Na minha opinião, toda kansas devia sair assim de fábrica.

- Substitua os amortecedores originais por outros mais eficientes.

Na minha eu instalei amortecedores da Strada 200, a moto fica muito, mas muito mais confortável. São pretos, mas ficam ocultos atrás dos alforjes, que uso sempre, então tudo bem.

Quem instalou amortecedores da Intruder (cromados) também elogiou. E preservam o visual da moto. 

- Instale um bancão com mais espuma. 

O banco original é apenas razoável, o conforto melhora bastante com mais espuma entre o chassi e sua... ahn... superfície de apoio.

Procure um banco de marcas reconhecidas no mercado pela boa qualidade. Instalei um genérico e me dei mal, a capa começou a rasgar com 3 meses de uso. 

- Alforjes laterais permitem transportar várias coisas, principalmente jaquetas de frio e comprinhas de supermercado.

Mas cuidado com o modelo, alforjes tipo botinha só permitem transportar pacotes de 12 latas de cerv refrigerante, enquanto em alforjes do tipo envelope cabem barriletes de você sabe o quê (beba com moderação, se beber não pilote). 

Alguns detalhes estéticos também facilitam seu dia a dia. 

- A sissy bar, ou encosto traseiro do assento, é muito útil para você levar um capacete extra ou colocar o seu (é desajeitado pendurar o capacete no guidão de uma kansas, ele bate no tanque).

Uma sissy bar com bagageiro permite instalar um alforje traseiro, muito útil para viagens longas (sim, ela consegue pegar a estrada bastante bem, contarei numa próxima postagem).

- E por último, mas não menos importante para melhorar o conforto, um guidão de CB 450 ajuda a manter uma posição ereta e confortável.

Um guidão maior do que esse exigirá mangueira do freio e cabos de comando novos. O guidão da 450 exigirá apenas que você gire a conexão da pinça de freio para cima para evitar que a mangueira fique muito tensionada.

E pronto, você tem aí a receita para fazer uma moto tão gostosa de pilotar quanto minha amada Jezebel.

E isso não é pouca coisa, acredite.

Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

2 comentários:

  1. Jeff,

    você que tem a Kansas, qual ano é a sua moto? Estou na intenção de comprar uma Mirage 150. Tenho 99 Kg e minha esposa 130 Kg, moramos em GV (300 mil habitantes....) onde 10 minutos ou menos vc está de qualquer lugar da cidade. Seria só para ir trabalhar, dar um pulo na casa dos pais, sair com os amigos,... nada de viagem por enquanto. O tempo seria 70% eu sozinho e o resto com minha esposa na garupa. Vc acha que pode ser uma boa compra?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Peterson

    Eu peso 125 kg e minha filha pesa uns 80 kg, e isso extrapola a capacidade máxima da moto em 55 kg. Somente tentei sair com ela uma vez, a moto realmente tem muita dificuldade para transportar mais peso do que a capacidade máxima recomendada, a dificuldade para arrancar nos semáforos chegou a constituir uma situação de risco. Inclusive, eu a comprei de segunda mão de um casal conhecido, ambos mais leves, porque a moto não tinha desempenho razoável na estrada, não acompanhava as shadows dos amigos, e nem tinha como fazer isso, claro.

    Para andar sozinho, ela vai muito bem, sou fã da kansas e conhecendo aqueles problemas que comentei, para mim ela é bastante satisfatória. Mas para pessoas acima do peso, como nós, para andar em duas pessoas é melhor pensar em motos mais potentes, 250 cc para cima, até pela segurança de poder acelerar e a moto responder adequadamente.

    Há situações em que uma arrancada rápida pode evitar um acidente, o que seria impossível com a moto acima da capacidade máxima.

    Um abraço,

    Jeff

    ResponderExcluir