sexta-feira, 24 de maio de 2013

Mantenha seu cérebro conectado

Você já ouviu falar em cegueira por desatenção?

Essa cegueira acontece quando estamos pensando em algo que desvia nossa atenção do momento presente.Ela é diferente daquela bobeada do piloto que fica olhando uma pessoa interessante na calçada e não vê o trânsito parando na frente dele.

Na cegueira por desatenção, o piloto está olhando o trânsito, mas a cabeça está loooonge....


Há várias teorias para explicar o fenômeno, então vou resumir aquela que mais se relaciona à pilotagem, a teoria de carga perceptiva:

Devido à competição no cérebro por capacidade limitada de processamento de informações, o cérebro falha em detectar eventos notáveis no campo visual quando a atenção está focalizada em uma tarefa que envolve um alto nível de carga de informações.

Preocupar-se em lembrar alguma coisa que você acabou de ver (conta pra pagar, o que vai falar pro chefe, o que queria ter falado para aquele cara que te fechou lá atrás...) já é suficiente para que você fique distraído em relação às coisas que acontecem a seu redor.

O ato de se lembrar de alguma coisa que nós vimos, mas que não esteja atualmente em nosso campo de visão, significa que naquele momento nós não estamos vendo realmente aquilo que estamos olhando. 

Toda a capacidade de processamento de imagens de nosso cérebro está ocupada formando imagens do passado (ou do futuro), e não está focada no momento presente.

A causa provável dessa 'cegueira’ parece ser a interrupção das mensagens visuais que chegam ao cérebro no estágio inicial do caminho do fluxo de informações, o que significa que apesar de os olhos estarem 'contemplando' o objeto, o cérebro não o está percebendo.

É como se a mensagem enviada pelos olhos caísse num buraco no meio do caminho, sem chegar ao destino.

Ou seja, enquanto você sobrecarrega o cérebro com lembranças e pensamentos, enquanto você sonha acordado, enquanto pensa na morte da bezerra, ou naquele mardito fiapo de manga preso no maxilar inferior, seu cérebro deixa de enxergar o ônibus parado na sua frente.

Então, enquanto você estiver pilotando uma moto, concentre toda sua atenção na pilotagem.

Pensar no que irá dizer para aquela pessoa que te perturbou as ideias pode ser um atalho para o hospital.

Mantenha o foco no trânsito, nas condições da pista, nos possíveis perigos à frente, aos lados e atrás de você.

E não exija demais da maquininha com capacidade de processamento limitado que faz parte de nossa natureza. 

Um abraço,

Jeff
PS: Se quiser conhecer as outras teorias sobre o assunto, visite a wikipedia em inglês  http://en.wikipedia.org/wiki/Inattentional_Blindness e use o tradutor do google, ainda não há página em nossa língua inculta e bela.  

Um comentário:

  1. Pois é, certa vez, voltando do trampo estava eu pensando em como resolver um problema e do nada volto para a realidade:
    AQUI TEM RADAR!
    Enfiei o pé no freio e foi uma bela dança.

    ResponderExcluir