sábado, 11 de maio de 2013

Defeitos comuns no inverno

* Para dificuldades de partida em dias frios, veja esta postagem.

O frio intenso, assim como o calor intenso, são inimigos dos componentes elétricos e eletrônicos, e faz parte das leis da natureza que eles deixem de funcionar sob condições extremas. 

Antes de ontem foi o primeiro dia de frio de verdade aqui em Santa Catarina e o CDI da minha moto bateu com as dez, vítima do choque térmico.

No inverno, defeitos desse tipo se tornam mais comuns.

O sintoma de um CDI trincado é que ele não deixa passar toda a corrente, ora interrompendo totalmente a ignição, ora conseguindo manter a marcha lenta.

Parece muito com sintoma de carburador entupido, com a diferença de que provoca estouros no escapamento.

Quando a gasolina continua fluindo, e não é queimada dentro do motor, ela se incendeia no escapamento, provocando estouros. 

Esse sintoma permite saber que o carburador está fazendo a parte dele, mas não está havendo faísca para provocar a explosão. 

Se não há faísca, três suspeitos: o primeiro é a vela de ignição, o segundo a bobina, e o terceiro é o CDI, nessa sequência de probabilidade de dar defeito. 

Para não ficar completamente sem ação, sempre carregue as ferramentas e pelo menos uma vela de ignição. Como componente mais provável de dar defeito, vale a pena contar com uma reserva.

Na próxima postagem, explicarei como verificar essa ocorrência de faísca e trocar a vela (que é tão fácil quanto trocar uma lâmpada). Os outros componentes já são mais complicados, é mais prático levar até uma oficina.

Motos são assim mesmo, temperamentais.

Ame-as ou venda-as.

Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

Um comentário:

  1. Eu também, Eliane... eu também... mas se alguém quiser vender, estou comprando!
    Tudo de bom,
    Jeff

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