sexta-feira, 26 de abril de 2013

Visão Periférica

Visão periférica é aquela que nos permite visualizar coisas se aproximando de nós, sem necessidade de focalizar a imagem.


Imagem: http://joyreactor.com/

É muito útil para descobrir ameaças se aproximando, como ursos das cavernas (isso era muito antigamente), bisões enraivecidos ou veículos mudando de faixa ao nosso lado.

E hoje tenho que agradecer a essa capacidade desenvolvida por nossos ancestrais (aqueles que sobreviveram aos ursos), porque isso me salvou a vida de novo, e duas vezes na mesma tarde.

Na primeira quase colisão, mudei da faixa esquerda para a faixa central no mesmo instante que um caminhão de entregas saiu da faixa da direita, também para a central.

Só vi a lateral do caminhão se aproximando e fui saindo junto, ficamos os dois dividindo a mesma faixa, do lado aquelas malditas tartarugas ou tachões, queime no inferno o engenheirozinho de trânsito filho de chocadeira que achou que aquilo melhora a segurança do trânsito. 

Ele devia andar de moto para descobrir algumas verdades sobre a mãe dele.

A minha sorte é que o caminhão era um daqueles chinesinhos estreitinhos, porque se fosse um mercedinho, eu não estaria aqui contando a história.

A segunda quase colisão foi com um furgãozinho que resolveu fazer uma conversão à esquerda. Proibida. Ele achou que não haveria problema em fazer o retorno 50 metros antes do retorno. 

Mas tinha eu, né?

Só deu tempo de cravar freio e buzinar desviando, fiquei esperando o impacto, só não batemos porque a visão periférica dele (junto com a audição periférica) fizeram ele parar.

Viva a visão periférica!

(E pensar que tem gente que usa aqueles óculos de hastes largas porque é moda....)

Nenhum comentário:

Postar um comentário