quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Tá lá a poça de óleo na curva

Primeiro dia com a CNH renovada, depois de quase um mês de molho (fiscalização aqui na região anda brava e eu não quero minha amada dormindo no páteo por uma noite sequer), hoje finalmente saímos para comemorar.

Padoca preferida do outro lado da cidade, retorno mais longe ainda, tudo que é bom dura pouco... hora de voltar para casa e pegar o trânsito mais que pesado da Via Expressa e BR-101.

Feliz da vida por poder me livrar dos congestionamentos, faço a curvinha em descida inclinada para o lado errado para sair da marginal da BR e.... está lá me esperando a mais linda (e cheirosa) poça de óleo diesel que você possa imaginar.

Uma meia-lua com uns 5 metros de comprimento e meio metro de largura na parte mais gorda, com certeza o vazamento do tanque de combustível de um ônibus ou caminhão. 

Já viu o resultado, né?



Imagem: http://talkvietnam.com/2012/10/hanoi-motorcycles-fall-massively-because-of-oil-on-street/#.US6tOqK938g

Eu só tinha duas opções:

1) Seguir freando na mesma trajetória e me ralar inteiro, com chance de eu e Jezebel irmos parar embaixo de um carro na contramão.

2) Não frear e pensar rápido em alguma alternativa (mas eu já estava quase em cima da poça e sou meio lerdo das ideias, então não ia dar tempo).

3) Fazer aquilo que eu me condicionei a fazer depois de cursos de pilotagem defensiva e muito treinamento (é, eu disse que eram só duas, mas sou péssimo de conta...).

E somente porque eu estava preparado para lidar com uma situação de emergência desse tipo que agora estou escrevendo e fazendo piadas.

Assim que vi a poça de óleo diesel à frente, endireitei a moto por instinto, sem perder tempo pensando, cancelei a curva e atravessei a poça com a moto na vertical e em linha reta. Cruzamos a poça em diagonal.

Imediatamente depois de passar pela poça, retomei a curva com o máximo cuidado (senão iríamos parar na contramão) e segui com cautela até todo o óleo sair dos pneus.

E fora o susto, nada de mais grave aconteceu.

Então ficam as dicas:

Caso seja necessário desviar de um obstáculo no meio de uma curva, levante a moto, altere a trajetória e retome-a somente depois de passar pelo obstáculo.  

Nunca freie intensamente numa curva, porque o tombo será certo. 

Se for imprescindível frear no meio de uma curva, faça-o com a moto na vertical e em linha reta, o suficiente para a moto desacelerar, e então alivie os freios e retome a trajetória.

Sempre que possível, claro.

Um abraço,

Jeff
PS: Agora bateu um remorso... nem me lembrei de parar e sinalizar o local para outros motociclistas... espero que esta postagem compense.

ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário