quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Minha moto é nova e vive morrendo...

1) Se a sua moto é zero km e vive morrendo, isso pode ser causado pelo óleo protetivo aplicado no tanque pelo fabricante. 

A solução para isso é encher completamente o primeiro tanque, e sempre mantê-lo cheio, pelo menos nos primeiros 500 km. 


Depois disso o óleo protetivo desapareceu, mas é recomendável sempre andar com a moto com tanque cheio, reabastecendo quando chegar à metade ou no mínimo um terço da capacidade.


Não deixe chegar à reserva, isso não é necessário.


2) Uma coisa que pode infernizar a vida dos novos proprietários é uma manha que só as motos têm:

Ao ficar estacionada por muito tempo apoiada sobre o cavalete lateral, o mecanismo que controla a entrada de gasolina no carburador (uma boia igual à da caixa d'água da sua casa) pode ficar preso pelo atrito.

A boia "se encanta" na posição fechada e não deixa a gasolina entrar. É o contrário do que acontece quando a gasolina vaza pela mangueira — no caso a boia "se encantou" na posição aberta.

Para fazer a boia voltar a se movimentar, basta dar umas pancadinhas leves na parte reforçada do carburador com o cabo (não a ponta!) de uma chave de fenda. 

Eu costumava usar o cadeado de trava, mas eliminei o problema colocando um calço debaixo do cavalete lateral, a moto fica menos inclinada e a boia não trava fechada.

Agora, se a sua moto já passou dos 300 km:

Você vai arrancar em primeira e a moto apaga?


Está parado no semáforo e o motor da moto morre?


3) Há dois suspeitos nesse caso: a regulagem do cabo de embreagem e a regulagem da marcha lenta.


3a) Os comandos acionados por cabos são componentes que precisam de regulagem frequente durante a fase de amaciamento da moto.

Nas primeiras utilizações eles tendem a aumentar de comprimento, e quando o cabo de embreagem fica mais comprido, os discos de embreagem permanecem em contato mesmo com o manete completamente acionado.


Isso impõe um esforço ao motor que acaba morrendo porque na marcha lenta ele não terá força para vencer esse atrito.




Afrouxe a contraporca (2) do ajustador da embreagem (1) e gire o ajustador para ganhar um pouco mais de folga na embreagem. Não precisa ferramentas para isso.


Se a regulagem estiver boa, ou se esse procedimento não resolver, aumente a rotação de marcha lenta, é fácil.

3b) A marcha lenta é a velocidade de rotação mínima que o motor mantém quando o acelerador não está acionado.

Os fabricantes determinam um valor ideal, geralmente entre 1300 e 1500 rpm, dependendo do projeto do motor.

Essa velocidade de rotação é necessária para garantir um fluxo de ar e combustível suficiente para manter o motor em funcionamento, além de garantir boa lubrificação.

Isso é necessário porque a pressão do óleo é proporcional à velocidade de rotação da bomba; se a rotação for muito baixa, a lubrificação ficará abaixo do ideal. O motor poderá não ter força para vencer o atrito da embreagem, como vimos acima.

Mas isso aqui é Brasil, e os mexânicos contratados pela concessionária, e mesmo alguns daqueles que se acham profissionais, costumam fazer essa regulagem de ouvido.

E se orgulham de mostrar para o proprietário “olha como a marcha lenta está baixa, agora sua moto está econômica!”

Não caia nessa, quem vai pagar o pato é você, com a moto morrendo a toda hora e criando situações perigosas no trânsito.

4) Outro motivo porque a rotação não deve ficar abaixo do recomendado pelo fabricante ocorre nas motos que possuem descompressor de partida, como a Apache e a Falcon.

Em motos com esse recurso facilitador da partida, o funcionamento abaixo da marcha lenta ideal provoca o acionamento indevido do descompressor, gerando ruído similar ao de válvulas desreguladas.

Aí o proprietário reclama do barulho e o mexânico “regula” as válvulas (o que não era necessário). 

O barulho some, mas o motor passa a trabalhar com as válvulas presas.

Uma hora a conta vai aparecer para você pagar, e não será pequena.

5) Como aumentar a rotação de marcha lenta?

Siga as recomendações do seu manual do proprietário e não o palpite infeliz de quem não entende do assunto, e ajuste você mesmo a marcha lenta.

imagem: achada na internet e adaptada

Basta apertar pouca coisa (no máximo 1/4 a 1/2 volta) esse parafuso de latão visível na lateral do carburador e a rotação do motor subirá imediatamente. 

Não mexa desnecessariamente em nenhum outro, senão sua moto ficará beberrona e poderá engasgar por excesso ou falta de gasolina.

6) Outro motivo para a moto morrer seguidamente é o excesso de temperatura do motor. Se a sua embreagem estiver mal regulada irá gerar calor adicional no motor. 

Nível de óleo baixo e óleo velho também contribuem para deixar a moto apagar com frequência. 

E óleo velho é óleo com mais de 1000 km, não caia no conto do fabricante que diz que o óleo aguenta 3000 km em motos arrefecidas a ar, isso só serve para seu motor durar menos. Leia os tópicos falando de óleo e lubrificação para saber mais.


O consumo de óleo é maior durante a fase de amaciamento e as motos já saem da concessionária com menos óleo do que o necessário, veja a denúncia completa neste link.

Mesmo uma moto zero km pode apresentar nível de óleo baixo já ao sair da concessionária! A quantidade que o fabricante fala é apenas a mínima a ser colocada e que deve ser completada conforme o procedimento do manual do proprietário, mas... 

A concessionária teria a obrigação de colocar a quantidade indicada, verificar o nível e completar (sempre é preciso completar para chegar ao nível máximo da vareta), mas eles não fazem isso na imensa maioria dos casos, deixando a responsabilidade para o proprietário, que não lê o manual do proprietário e não completa, perdendo o motor com metade da vida útil. Bom para o fabricante, péssimo para você.

Para medir o nível do óleo, a melhor coisa é ler o procedimento detalhado lá nas páginas internas do manual. O procedimento da primeira página é incompleto e te induz a erro.

Caso não tenha mais o manual da sua moto, fique sabendo que a quantidade informada pelo dono anterior quase certamente estará errada porque todo mundo confia no fabricante e pensa que a quantidade falada por ele é suficiente. Não é. Aprenda a verificar o nível de óleo do modo certo lendo esta postagem.

Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta ou olhando o visor pela manhã é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

6 comentários:

  1. Jeff bom dia, eu tenho uma moto estilo a burgmam, ela chama prima não sei se VC conhece, eu comprei essa na agência ela é usada, porém já comprei ela com problemas, levei lá onde eu comprei eles disse que arrumaram a moto, mais vejo que ela continua com problemas, ela vive morrendo não passa nem 1 minuto ligada e já morre, queria saber o que pode ser que está acontecendo que ela não aguenta ficar ligada , eu paro no farol e tenho que ficar segurando o acelerador pra ela não morrer, por que é eu soltar ela morre, por favor me ajude o que devo fazer neste caso, um abraço

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    1. Olá, Flavia
      Conheço sim. Esse sintoma pode ser duas coisas: Não está entrando ar no tanque de combustível (o respiro estaria bloqueado) ou a marca lenta está com rotação muito baixa, precisaria ficar pouca coisa mais acelerada para aguentar a porcaria da gasolina nacional com 27% de álcool.
      Um problema que parece afetar a Prima é o fato de ele usar carburador com diafragma.
      Motos chinesas são projetadas para trabalhar com gasolina 100% pura, e o álcool da nossa gasolina é solvente para borracha. Eles não sabem disso lá, e quando elas chegam aqui, ninguém descobre o problema porque as motos nacionais já são fabricadas com borracha com aditivos para resistir ao álcool.
      O diafragma não trabalha em contato direto com a gasolina, mas fica exposto a vapores dentro do carburador e acaba rachando. No começo as dificuldades são poucas, mas vão aumentando com o tempo.
      Dá uma lida neste blog que achei, talvez seja a solução do seu problema;
      http://prima150.blogspot.com.br/2012/01/troca-do-diafragma-do-carburador.html
      Boa sorte!
      Abraço,
      Jeff

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  2. Olá, minha moto é uma suzuki yes 2009, cansei de tentar regular a lenta, mas, ela insisti em morrer, mesmo depois de aquecida. Suspeito da boia do carburador ou da regulagem da embreagem, será que estou certo?

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  3. ola, tenho uma Varadero 1000cc, todo dia na parte da manha antes de sair preciso acionar o afogador, se ligar diretamente ela pega mas morre em seguida, tenho que aguardar uns 5 minutos ou mais ate a moto esquentar bem para nao morrer, o que pode ser nesse caso? obrigado.

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    1. Olá, leitor!
      Experimente trocar o filtro de ar e as velas de ignição, e tenha certeza que as velas novas sejam ajustadas conforme a folga de eletrodos recomendada e não a folga original com que a fábrica fornece as velas. É um pequeno cuidado que nem todos os mecânicos tomam e faz grande diferença.
      Isso também pode ser apenas a má qualidade de nossa gasolina depois do aumento para 27,5% de álcool.
      Essa mudança do teor de etanol ocorreu quando eu estava no meio de uma viagem de Floripa a Penedo com retorno por Pouso Alegre e Poços de Caldas. Na ida a moto foi redonda e na volta já com a gasolina ainda mais adulterada pela petrobras o comportamento dela foi terrível, nunca mais voltou a ser o mesmo.
      Se você for até algum país vizinho e abastecer com a gasolina comum vendida por lá, vai pensar que sua moto dobrou de cilindrada.
      Boa sorte com sua moto,
      Jeff

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